Uma gama de matérias colecionadas a respeito de tecnologia, natureza, saúde e eventos mundiais, fique ligado no futuro!!!
Loading...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quem inventou a Cerveja?

“A civilização responsável por essa adorada bebida deve ter sido muito antiga, mas ainda não sabemos quem a fabricou pela primeira vez”, explica Christine Hastorf, em uma palestra na New York University.

Hastorf, antropóloga da University of California, conta que a evidência documentada da fabricação de cerveja remonta a milhares de anos, "Infelizmente, nós não temos uma história muito concreta para contar". Procurando por resquícios de incêndios em antigos assentamentos, Hastorf explica, "não podemos dizer que eles estavam fazendo cerveja ou não."

Um lugar em que certamente fabricavam cerveja é a Mesopotâmia, onde existem registros de comércio da bebida por volta de 4000 a.C. Os sumérios eram tão encantados com a cerveja que veneravam Ninkasi, deusa da cerveja. Existem versos à deusa que dizem: "Ninkasi, você é quem derrama a cerveja filtrada no barril coletor / É o avanço do Tigre e do Eufrates".

"Quem tem uma “deusa da cerveja”, que não se preocupa com cerveja?", pergunta Hastorf ironicamente. "Acho justo dizer que a cerveja era importante na vida da Mesopotâmia". Talvez porque Ninkasi era uma divindade feminina, e a suméria era o reino das mulheres.

O Antigo Egito também tem um recorde de produção de cerveja há milhares de anos atrás, incluindo detalhes sobre ingredientes e processos que inspiraram cervejarias modernas, como a Newcastle e a Kirin a fazer suas próprias fac-símiles. Existia uma fabricação de cerveja em larga escala no Egito, segundo Hastorf: "Não eram apenas tabernas e microcervejarias, as mulheres produziam para suas famílias".

Talvez, milhares de anos atrás as cervejas eram benefícios à saúde, devido ao seu valor nutricional e sua importância como um líquido purificado para beber em locais onde o abastecimento de água era inseguro.

A cerveja é relativamente fácil de ser produzida e pode ser feita a partir de praticamente qualquer coisa, tudo que você precisa é de água, calor e alguma forma de carboidrato, junto com enzimas e leveduras que são abundantes na natureza. As várias linhas de evidência indicam que a cerveja pode muito bem ser tão antiga como cozinhar, que começou há pelo menos 250 mil anos atrás. "Quando as pessoas aproveitavam o fogo para cozinhar, elas provavelmente começaram a produzir cerveja", termina Hastorf.

(John Matson - Scientific American Br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário